quinta-feira, 22 de agosto de 2013

JOGOS DE PROCURA

O movimento lento
dos jogos de procura
em ser a antítese 
do nada

confirmada por astros,
os mastros eretos
como deuses fálicos,
válidos argumentos
antiparnasianos,
insanos monumentos
à conjunção,

conspiração das luzes
pela ausência de solidão,
seduzidos, os sedutores
interrompem os subterfúgios:
suspenso o espaço
calado o tempo,
amado me faço
te amo se tento,

sou só o sol louco que
não sabe onde nascer,
és a lua linda
que me faz saber,

que a poesia,
neste longo instante
de querer, é você.

8 comentários:

  1. A lua anda encantadora, cheia, no céu sem nuvens, transparece pelas cortinas fechadas. Linda para se fazer poemas:). Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  2. Sabemos o que queremos mas não sabemos onde procurar....Lindo poema! Abraços

    ResponderExcluir
  3. Sabemos o que queremos mas não sabemos onde procurar....Lindo poema! Abraços

    ResponderExcluir
  4. Namastê,amigo.Comecemos pela primeira estrofe.A antítese do nada,o TUDO.Uma procura lenta,o primeiro verso inica com um adjetivo que remete à lentidão,à preguiça gostosa de uma procura,do SER TUDO.Todos,ao procurarmos,somos e estamos TUDO,porque em uma procura,não ´há nada a perder.Segunda estrofe:os deuses,a temática volta-se para o infinito do TUDO,onde os deuses conspiram com os mastros/fálicos,o falo ereto como mastro guia à procura,sem preocupações parnasianas,onde a palavra vale mais do que o significante e sim pelo significado estético.Assim são os homens,à procura do prazer,quando encontrado,chega ao TUDO,sem importar se a belezz estética interferirá no gozo fálico.Na terceira estrofe,não lentificação,os adjetivos recheiam os versos de ...silêncio,cujas palavras antiparnasianas nada significam,somente a conspiração do falo,enquanto instrumento orientador do prazer.Amado me faço,um fetiche narcisista do próprio símbolo fálico,o masculino,o mastro orientador,"te amo,se tento",o sedutor interrompe com o mastro-fálico as preliminares,onde o antiparnasianismo é desnecessário:as palavras não são importantes,muito menos seu significado.O silêncio da segunda estrofe se comunga com a terceira,onde há a confissão de uma não solidão,mas uma tentativa simbiótica..."se tento",a conjunção condicional imperiosa deixa nas mãos do seduzido -sedutor as rédeas.O mastro,simbologia do falo,masculiniza com maestria o amor.Quarta estrofe,a masculinização inverte-se:o sol louco não chega ofegante para cumprir seu trabalho diário,a lua,imóvel,um satélite,entretanto,o guia.O elemento yin segura o mastro e é este elemento que passa a nortear a cópula do sedutor/seduzido.Há uma inversão do amor masculimizado para uma ordem estabelecida de troca entre os amantes,como se a posição da cópula se modificasse:o mastro é coberto pelo desejo feminino.O sol,uma estrela que nos retira do centro do universo e dá uma bofetada na arrogância humana(assim como os homens a levam diante da redenção aos desejos femininos,a lua,neste longo instante,nova passagem do tempo,sem palavras,a lentificação retorna com o tempo estagnado diante do amor feito é você,a poesia expressa nos corpos,a poesia é o objeto supostamente subjugado,mas apresentado nos últimos versos como o subjudador.
    Como sempre,um poema,onde a forma e o conteúdo se entrelaçam de forma magnífica,a tessitura da temática apresenta todo um trabalho de inspiração e braçal.Lindo poema,onde o masculino(yang) rende-se ao yin em uma bela troca,os versos,a poesia como agente descodificador da alma.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Carlos!

    Não utilizarei da metalinguagem,pois acredito que muitos poemas é muito mais sensação, do que a infinita explicação... fria. Todos os poemas subjetivos vem com um determinante a mais: sensações inerentes, ainda que brandas são partilhadas. E ao compartilhar de algo intenso, mesmo que ao poema seja discretos aos desejos e sentimentos ali mencionados, para o leitor, ganha faíscas, imaginações, feito poder dos deuses em pele de ninfa.
    Amor ou Paixão, real ou platônico,sonhar ou viver... sempre há um determinante. Resta saber o quê você procura no universo da existência.

    Carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  6. Carlos!
    Pra mim poema se sente,apenas.A partir do momento em que as palavras são escritas ganham vida própria e interagem com cada um de acordo com individualidades,percepções e sentimentos próprios. Isso é a linguagem universal, atinge a todos mas de formas distintas.Esse poema vai pra minha coleção,tão lindo que trouxe mais plenitude para mim,para o dia. Bjos.

    ResponderExcluir
  7. Hummmm que mulher de sorte... inspirar tão lindos e apaixonados versos. Amei! Bjussss poeta!

    ResponderExcluir
  8. Com toda certeza neste mundo desta tua poesia o sol vai se encontrar para namorar com a lua em algum universo oculto dentro de ti. Vais dar um jeito. Mulher de sorte mesmo!Olha o que consegue fazer? Amei, bjs

    ResponderExcluir