quarta-feira, 8 de maio de 2013

À NOITE


a noite começa cedo

três, quatro horas não é mais madrugada

já é a noite que se inicia

 
ninguém pergunta (não há companhia em hora tão única)

se é calor ou frio, se sinto febre ou medo

de onde vem este tremor e esta indolência

este peso que me arrasta, como o horizonte que puxa o sol

mesmo que ele queira ficar mais um instante

sobre o mar, sobre o negro, que é também um mar

pairando no céu onde sabe que o cruzeiro é quem reina.

 
nesta longa noite o sol virá e há de partir

as gentes irão, sonâmbulos da vida, levantarem-se,

comer (os que podem) o pequeno almoço

sentirem-se outros em seus automóveis

serem outros no trabalho obrigatório,

entre morrer de fome e produzir, exerceram seu direito

de escolha, sua liberdade de optar pela única opção...

 
não, não vim falar do sistema, embora ache que é ele

(sempre é) quem me corrói, achincalha ao poeta

exige meus músculos e sangue e neurônios e eu

que me foda para controlar os hormônios,

atravessar a claridade da noite intacto, quer dizer,

preservar minha insanidade até a hora que me venha o lobo,

 
chegou a lua

cheguei em um bar qualquer

bebi qualquer bebida

amei uma mulher,

em todas as mulheres que amei,

amei uma única, e ela se chamava mulher

 
ainda a amo, assim como amo a poesia

e as estrelas me dizem coisas que nem os livros falam

os livros calam, os bichos saem para caçar e serem devorados

 
em meu quarto eu sou um bicho, presa de minha própria fera

como meus pés, meu ventre, minhas entranhas

só não consigo mastigar a cabeça, ela observa e pensa

 
a noite está acabando, mais uma, são três horas,

a noite está começando, é por isso que não dou bola pra deus

ele não conseguiu inventar o dia, disse: faça-se a luz

e ela não se fez, mas o universo parecia ter ficado mais claro

e ele ria-se satisfeito com sua criação, e na terra as crias

dividiram-se entre os outros, os lobos e os poetas, e os malditos

que são lobos e poetas, que amanhecem e jamais dormem

enquanto for noite, e não há dia meu amor, não há,

porque os dias são feitos de amor, mas os homens não...

8 comentários:

  1. Pois é. A noite sempre se revestiu de magias e encantos, deixando-nos divagar, criando personagens que somente os poetas dão vida no silêncio da noite, carregando-a de emoções e sensações para o nosso deleite.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Carlos
    Coloque no seu blog os SEGUIDORES, para que eu, e outros que irão gostar do seu blog, se cadastrarem.
    Parabéns, siga em frente e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Um poeta divergente, uma poesia divergente. Incrível que não temos nada em comum na escrita, às vezes quero discordar, mas a poesia é feita para ser lida e não debatida ( a não ser como exercício e estudo), mas gosto do que escreve.

    ResponderExcluir
  4. Carlos, poesia não se comenta longamente, apenas se sente, no entanto essa daria pra mim margem para inúmeras conversas.
    "as gentes irão, sonâmbulos da vida, levantarem-se" (a verdade escrita e a grande maioria não se dá conta disso)
    "entre morrer de fome e produzir, exerceram seu direito
    de escolha, sua liberdade de optar pela única opção..."( a minha única opção foi a outra, a de morrer de fome no início, resolvi seguir meu sonho,porque através da escrita me sentia viva e plena)
    "amei uma mulher,
    em todas as mulheres que amei,
    amei uma única, e ela se chamava mulher" ( me lembrou Bukowski, que adoro)
    "porque os dias são feitos de amor, mas os homens não..." os homens ignoram a verdade, porque tem medo da descoberta.
    Lendo você me sinto maior, me sinto profundamente tocada pela poesia.Obrigada, poeta!

    ResponderExcluir
  5. Carlos tu também tens um contrato com a madrugada e percebo que a ela te entregas, te perdes e te revelas. Sei lá porque mas comigo também é assim, o silêncio dela me atiça a imaginação, os sentidos. Teu poema é belo, verdadeiro e lamuriante.Mas, talvez, se só vivessemos na madrugada, estaríamos exauridos e sem condições de nos perceber asssim tão profundamente.Ainda bem que tem a luz para se sentir falta da escuridão.Lindo e tocante este teu poema. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Carlos,uma mudança radical de temática,um grito,como vc antes sobrepôs aos versos,seu grito que nunca é ouvido pelas multidões.Sem preocupações estilísticas,ou melhor,sem o academismo,volto-me à temática,esta engajada no sistema,que faz com que os homens sejam o lobo do lobo do homem,como versejou Caê.A noite é prolongada ao lobos,estes os que mais a amam,e, em seu grito solitário,ou procuram suas parceiras ,ou simplesmente estão à procura de um bando,para a sobrevivência.Assim são os poetas,quando o sol chega ofegante para assumir seu lugar e respeitar seu contrato com a natureza,os poetas imersos em si mesmo não o percebem,porque um poema é parido entre dores.Amar a única mulher,a MULHER , a todas que a poesia e o poeta conhecem e,inatingível,surge entremeios à agonia da solidão dividida entre as palavras e a virgindade das páginas,quietas,como uma mulher espera entre os lençóis, o lobo predador que a retire de sua solidão.Os que podem correm em busca da sobreviência,os que não podem também,os valentes que apenas querem um lugar ao sol,que a eles também é vedado,pois não há sol para os que não possuem a dignidade de cidadania.Múltiplas vertentes,um poema dolorido,um grito que vc atira ao rosto de todos nós,lobos de nós mesmos,predadores de nossos sonhos,pois nem sempre o sistema e suas garraa predatórias assim o consinte.Mais um belo poema,mas uma surpresa,entre tantas,quantos carlodiando conheceremos?Namastê,poeta.Que as madrugadas cheguem sempre e o torne um um sonâmbulo pois as palavras são imperiosas,urgem e â você cabe o papel de fazer o parto...

    ResponderExcluir
  7. Lindo poema Carlos, Também sou uma amante da noite, e sempre vivo ela, Acho que a noite é uma parte do dia que podemos observar tudo, mais também precisamos do dia, pra nos aquecer e ver que a vida tem vida.beijo

    ResponderExcluir
  8. Identificação total :)
    em meu quarto eu sou um bicho, presa de minha própria fera
    preservar minha insanidade até a hora que me venha o "loba". Simplesmente amei. Parece muito que eu quero falar ainda não sei. Obrigada querido é uma inspiraçao neste meu começo de LOBA :D Bjusss

    ResponderExcluir