quinta-feira, 9 de maio de 2013

A NOITE II


hoje a noite procura um amor

a noite é fútil como os desejos da virgem

não sabe, não aprende

a noite se vende a um poema

um teorema, um perfume de jasmim

a noite é bela e esparrama sua beleza

naqueles que sofrem, nos que choram

e assim os faz felizes

com seus carinhos de meretriz.

 
a noite é dada, dá-se  a todos

poucos a tem,

ninguém toca a noite

a noite toca-se em silêncio

goza no escuro todos os prazeres

todos os pudores, todos os amores

que não quis.

 
a noite etílica, ébria de si

penetra os corpos dos mortos

morreram de amar

ficaram vazios, gelados, inertes

fecharam os olhos para os sonhos

que sonharam em desconsolo,
 

a noite é mais uma noite apenas

é mais uma hora tardia

uma canção sem poesia,

na noite entrego meu querer

a quem interessar possa

na noite nada possuo

a noite possui  a alma

dos que sofrem, dos que choram

a noite se vende num bordel de terceira classe,

passe, eu lhe peço

mas a noite não passa...

5 comentários:

  1. A noite é uma mulher poderosa, que deixa sua marca, seu perfume, sua entrega, sua posse. A noite não passa, ela possui; tudo, principalmente os sentidos alertas dos poetas.
    Lindo, mais um pra minha coleção.

    ResponderExcluir
  2. Novamente encantador como a noite .... Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Tudo que em nós não se manifesta, de alguma forma nela encerra-se. Se falasse, ah, certamente teria muitoooo a dizer... Gr. Bj.!

    ResponderExcluir
  4. A noite II -Observações estilísticas:A virgulação traz a sensação nítida de pressa,pois são utilizados poucos pontos parágrafos.As vírgualas são artifícios bastante eficazes,é um elemento gramatical,para nos sensacionalizar diante de um texto.Elas correm e nos fazem correr,há entre a 2ª estrofe e a 3ª o enjambement,o cavalgamento ,passamos de uma estrofe para outra em correria,galapando.Um ótimo recurso para a temática.A noite,esta eterna para que sofrem,fulgaz para os que nela encontram abrigos para saciar os desejos diurnos.A noite é uma meretriz,pague para vê-la ,não pague para abraçá-la,qdo se fecha sobre nós ,enterra-nos em sua mortalha,coberta de pequenos segredos,apenas murmurados,pois a noite é silenciosa.A noite possui a alma,mas possui a matéria.A noite se vende a qualquer digressão,é uma meretriz,provavelmente ébria,em estado etílico,por isto ela não edita nada,não possui e nem permite que mantenhamos nosso filtro social.A noite pode e nos pode tudo.Um belo poema,a continuidade,uma tríade,e,como parte dessa,guarda em si símbolos sagrados,como as palavras,nunca completamente desvendadas,talvez,nem para os poetas,que ,com elas,estabelecem uma sinergia,creio,na maioria,na noite.Mais uma vez temática e construção do poema sincronizados,bonitos,carledeando moraes,uma chance de lermos seus poemas...a noite,pela noite,com a noite,sendo nós mesmos,os leitores,a noite do poeta,que escrutina,enquanto ele dorme ou não,elabora,na noite labiríntica do poetizar,mais um verso,mais uma estrofe...

    ResponderExcluir